NYT e POV – Uma nova serie de webdocumentários

O The New York Times e a POV criaram uma parceria para apresentação de webdocumentários ao longo de 2014. O primeiro documentário foi lançado no passado dia 8 de Março com o nome The Men of Atalissa e é complementado com um artigo do The New York Time e uma entrevista da POV aos jornalistas Kassie Bracken e Dan Barry.

 

The Men of Atalissa é um filme de meia hora, produzido por Bracken, Barry e John Woo, que nos conta a estória de 32 homens com deficiência intelectual que viviam numa escola antiga no topo de uma colina. Conhecidos como “os meninos”, os homens eram parte integrante da comunidade agrícola de Lowa, há mais de 30 anos. Com rostos aparentemente felizes eram, frequentemente, vistos pelos vizinhos em bares locais e igrejas e trabalhava numa fábrica de processamento de perú nas proximidades. Contudo, a realidade de maus tratos a que eram sujeitos, diariamente, na escola era desconhecida para quem os rodeava.

 De acordo com Cynthia Lopez, co-produtora executiva da POV,The Men of  Atalissa é o primeiro de uma serie de documentários que, conjugados com artigos e entrevistas aos jornalistas, vão permitir a produção de conteúdos de informação em profundidade sobre questões sociais controversas.

“Documentaries and journalism are natural allies, and our collaboration with The New York Times represents the best of both worlds,” said Cynthia Lopez, co-executive producer of POV, in a statement. “Americans are hungry for in-depth information. With this initiative, non-fiction filmmakers will join forces with the newsroom’s top journalists to inform and engage the public about critical social issues.”

www.thevideoink.com

Image

Nicole Bengiveno/The New York Times

Uma informação que reitero, na medida em que considero que esta conjugação de documentário (vídeo), perfil multimédia (artigo) e entrevista aos jornalistas permite um conhecimento profundo sobre todos os contornos da estória, remetendo o leitor para o seu interior. Se o vídeo nos cativa e coloca perante declarações, gestos e expressões emocionantes, o perfil dá-nos informações pormenorizadas sobre os protagonistas das estórias. Acresce ainda que a entrevista aos jornalistas permite contextualizar o leitor sobre os pormenores da construção da narrativa, desde a escolha do foco à escolha do título.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s