DSLR – Noções básicas de Video

Neste pequeno video podemos ver uma breve explicação sobre o que é a abertura (F-stop) de uma lente, assim como alguns exemplos da sua utilização.

A abertura é um elemento extremamente importante na maior parte dos sistemas ópticos. A sua função mais óbvia é reduzir a quantidade de luz que pode chegar ao plano de uma imagem de modo a prevenir a saturação de um detector ou causar a sobre-exposição de uma imagem, entre outras muitas outras funções.

O F é uma designação para a abertura. E o que é a abertura?

A abertura é algo simples, como o próprio nome indica, é a abertura da íris(ou diafragma), íris esta que quanto mais aberta estiver, maior é a “quantidade” de luz que entra na máquina.

Ou seja: Quanto maior a abertura → menor valor da base da divisão F/x → mais luz entra → menos tempo de exposição que é necessário para que a foto fique bem exposta → menor a probabilidade da foto ficar tremida.

Quanto menor a abertura → maior valor da base da divisão F/x → menos luz entra → mais tempo de exposição é preciso para que a foto fique bem exposta → mais facilmente a foto fica tremida.

Rui Leston – 9559