PLANOS E ENQUADRAMENTOS

1

ÂNGULO ALTO OU PICADO: Enquadramento da imagem com a camara a focalizar a pessoa ou o objeto de cima para baixo.

ÂNGULO BAIXO OU CONTRA-PICADO: Enquadramento da imagem com a camara a focalizar a pessoa ou o objeto de baixo para cima.

ÂNGULO PLANO Ângulo que apresenta as pessoas ou objetos filmados num plano horizontal em relação à posição da camara.

 2 3

CONTRACAMPO: Enquadramento efetuado com a camara na direção oposta à posição do enquadramento anterior.

FORA DE CAMPO: A ação acontece fora da nossa vista, fora do foco da camara.

 4

PANORÂMICA (pan):  Camara que se move de um lado para outro, dando uma visão geral do ambiente, mostrando-o ou sondando-o.

5

PLANO AMERICANO: Plano que enquadra a figura humana da altura dos joelhos para cima.

PLANO DE DETALHE: Mostra apenas um detalhe, como, por exemplo, os olhos
do ator, dominando praticamente todo o quadro.

6

PLANO GERAL: Plano que mostra uma área de ação relativamente ampla.

PLANO DE CONJUNTO: Plano um pouco mais fechado do que o plano geral.

 7

PLANO MÉDIO: Plano que mostra uma pessoa enquadrada da cintura para cima.

PLANO PRÓXIMO: Enquadramento da figura humana da metade do tórax para
cima.

8

PRIMEIRO PLANO OU GRANDE-PLANO: Posição ocupada pelas pessoas ou objetos mais próximos à camara, à frente dos demais elementos que compõem o quadro.

9

PLANO DE CARRINHO OU “TRAVELLING”: Camara em movimento acompanhando, por exemplo, o andar dos atores, na mesma velocidade. Também, qualquer deslocamento horizontal da camara.

10

PLANO CENITAL: Enquadramento da imagem com a camara colocada na vertical, acima, do objeto que deseja ser filmado.

11

PLANO GRUA: A camara fica montada numa grua ou guindaste especial de filmagens. Permite, por exemplo, passar de um plano geral para um plano de detalhe.

12

PLANO SUBJETIVO: A camara substitui o olhar de um dos protagonistas da ação.

13

ZOOMING : O enquadramento da camara passa de um primeiro plano geral a um grande- plano (zoom in) ou de um grande-plano a um plano geral (zoom out).

Cada plano cumpre uma função expressiva: os gerais descrevem o ambiente onde ocorre a ação e os próximos realçam os sentimentos e emoções das personagens, concentrando a atenção do espectador. Com esse objetivo, os planos classificam-se também em fixos e móveis, estes ligados aos movimentos da camara, fator primordial de subjetividade, pois o diretor escolhe os pontos de vista que melhor expressem suas ideias. O plano panorâmico, por exemplo, pode ser vertical ou horizontal; o plano de carrinho, ou travelling, faz a camara aproximar-se ou afastar-se do objeto com certa lentidão. Finalmente, o plano-sequência, longo e muito complexo, exige diversos movimentos da camara, durante os quais toda uma cena é feita numa só Enquadramento, sem cortes.

Luis Silva, nº9616, ISMT 2014/2015

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s