TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO

As técnicas de iluminação indicam qual o instrumento a empregar e a forma de ajustá-los para obter o efeito de iluminação desejado. Na maioria das produções, o espaço disponível, o tempo e o pessoal, são insuficientes para obter uma iluminação de qualidade cinematográfica.

Por exemplo, se conta com pouco tempo para iluminar, a solução é inundar o estúdio ou local com uma luz altamente difusa, sem importar a natureza do acontecimento. Apesar desta técnica satisfazer ao operador de camara, isto nem sempre satisfaz os requerimentos estéticos da produção.

Por exemplo, considera-se a iluminação de uma cena dramática que deveria ocorrer numa esquina escura, não será convincente se tudo se iluminar de forma brilhante e uniforme, mediante o emprego de luzes suaves. Por outro lado, não existe motivo para consumir grande quantidade de tempo na elaboração de uma iluminação dramática se vão gravar noticiários ou entrevistas. Nestes casos, a iluminação uniforme é satisfatória.

As limitações de tempo, não devem impedir que se procure uma iluminação eficaz e criativa, mas exigem o conhecimento dos princípios básicos da iluminação e especialmente de um planeamento prévio.

Iluminação é a ação de controlar as luzes e as sombras para mostrar a forma e a textura de um rosto ou de um objeto, sugerir um ambiente em particular ou, como acontece com a música, criar uma atmosfera. E seja que se ilumine para uma produção dramática ou de outro tipo, existem muitas soluções para um mesmo problema.

Apesar de não existir uma receita universal que funcione por igual para todas as situações de iluminação possíveis, se conta com princípios básicos para adaptar-se facilmente a uma grande variedade de requerimentos específicos ao enfrentar uma tarefa de iluminação, não é conveniente começar a observar as limitações, mas sim, aclarar a iluminação que se deseja, para depois se adaptar às facilidades técnicas existentes e, sobretudo, ao tempo disponível.
Tipos de Iluminação

Qualquer que seja o objetivo da iluminação, é necessário trabalhar com dois tipos de luzes: direcional e difusa.

A luz direcional gerada por luzes diretas que iluminam áreas relativamente pequenas, tem um feixe de luz muito marcado, que produz sombras densas e bem definidas. O sol de um dia claro e sem nuvens, atua como um gigantesco spotlight que produz sombras densas e definidas.

A luz difusa ilumina áreas relativamente grandes através de um feixe amplo e pouco definido. Produz-se por meio de luzes difusas ou floodlights, as quais geram sombras suaves e transparentes. O sol de um dia nublado atua como uma luz difusa ideal, já que as nuvens transformam os severos raios do sol em luz altamente difusa.
Fontes Principais de Iluminação

A terminologia que se emprega para a iluminação, baseia-se nas funções e na posição dos equipamentos em relação ao objeto que se iluminará e não tanto em se a luz proporcionada por eles é direta ou difusa.
Tipos de Equipamentos de Iluminação

Embora existam variantes para os seguintes termos, quase todos os profissionais de iluminação de televisão, incluindo os de fotografia, utilizam a mesma terminologia standard:

• Luz Chave: Luz principal proveniente de uma fonte de iluminação direcional que incide sobre um sujeito ou área; permite distinguir a forma básica do objeto.
• Contra-luz: É a iluminação proveniente de trás, dirigida ao objeto e oposta a câmera; permite distinguir a sombra do objeto do fundo e reforça o contorno do objeto.
• Luz de preenchimento: É a que reduz o grau de contraste da sombra. Pode ser direcional se a área a ser preenchida é muito limitada.
• Luz de fundo: Emprega-se para iluminar o fundo ou a cenografia e manoseia-se separadamente da iluminação dos executantes ou da área de ação.
• Luz lateral: Coloca-se num lado do objeto, geralmente oposta à luz principal da camara. Algumas vezes empregam-se duas luzes laterais, uma contra a outra, para obter efeitos especiais sobre um rosto que se ilumina.
• Luz de retrocesso: Iluminação direcional proveniente da parte traseira. Coloca-se um pouco ao lado do sujeito, usualmente colocada do lado oposto a luz principal.

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Luis Silva, nº9616 ISMT 2014/2015

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