Bokeh – Mais uma tecnica de fotografia profissional

Com certeza que já viste aquelas imagens em que as luzes estão meias desfocadas e até dão uns efeitos engraçado. Pois bem, isso é propositado e até tem um nome – Bokeh!

É o termo usado para descrever as fontes de luz fora de foco em uma fotografia. Lentes diferentes produzem um desfoque diferente dependendo da quantidade e formato das lâminas do diafragma. Aqui neste artigo explicarei rapidamente como fazer este efeito em suas fotos e também como fazer o efeito Bokeh em formatos personalizado da maneira mais fácil possível.

Como usar o efeito Bokeh

Antes de começar, procura um local que tenha várias fontes de luz diferentes ao fundo, de preferência de cores diferente, luzes de árvores de natal são uma óptima opção para praticar, luzes de postes e semáforos também funcionam muito bem. Com o fundo escolhido, configure a sua câmara com a maior abertura possível, na foto acima da garota na chuva utilizei a minha 50mm aberta em f/1.8. Quanto menor a “f stop“, mais desfocado o fundo vai ficar. Aumentar a distância entre a modelo e o fundo também aumenta o desfoque e consequentemente o bokeh

2014-09-BOKEH-28

Com lentes mais longas que a 50mm também é possível conseguir este efeito, na foto da aranha abaixo, usei a lente que veio com a minha câmara, que é uma 24-105. A foto foi tirada a 105mm e a abertura foi f/4. O segredo está em posicionar-se o mais longe possível do assunto, e quanto mais distante o assunto do fundo, melhor. Teleobjetivas são óptimas para deixar o fundo desfocado, contanto que exista uma distancia considerável entre fotografo, modelo e fundo.

Usar efeito Bokeh personalizado

Sim, é possível personalizar os efeitos das luzes desfocadas nas imagens. Precisas apenas de cartolina preta e tesoura. Como na imagem abaixo, recorte um círculo cartolina de modo que cubra toda a lente, e depois corte um furo no centro, no formato desejado. O tamanho do buraco vai depender da lente que estiver usando, e nesse aspecto não tem segredo, é tentativa e erro mesmo.

custom-bokeh

Para saber mais exactamente qual tamanho deve ter o “furo”, você pode usar como base o tamanho do diafragma. Para saber isso é só dividir a distância focal pela maior abertura (p. ex.: no caso de uma 50mm / 1.8, o diâmetro é 2,7cm ou seja o buraquinho da cartolina deve ter no máximo 2,7cm de diâmetro). Feito isso é só recortar o cartão em formato circular e um pouquinho menor que o tamanho da frente lente, de forma que ele encaixe, mas sem deixar luz entrar pelas bordas.

Abaixo disponibilizo uma imagem com alguns formatos prontos para imprimir, cortar e fotografar:

how-to-create-bokeh-shapes-3

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s