Cinema com menos sessões, espectadores e receitas de bilheteira em 2013

De acordo com o instituto nacional de estatística, o cinema sofreu em 2013 uma quebra de 9,2% de espectadores, teve menos 12,1% sessões e desceu 11,4% nas receitas de bilheteira, de acordo com um estudo publicado a cerca de 3 semanas atrás

O INE analisou dados enviados por 158 recintos de cinema, e de acorco com o estudo de  estatísticas da cultura, conclui-se que o número de espectadores de cinema tem vindo a apresentar uma tendência decrescente desde 2002, ano em que foram registados 19,5 milhões de espectadores.

Só nos últimos dois anos registaram-se menos 3,2 milhões de espectadores nos cinemas: menos 1,3 milhões em 2013 e menos 1,9 milhões no ano anterior.

Quanto às receitas de bilheteira, o INE aponta que após uma tendência crescente até 2010, ano em que se verificou o maior valor desses anos , a tendência inverteu-se, passando a registar-se valores decrescentes nos três anos seguintes.

No entanto a receita por espectador de cinema tem vindo a aumentar, excepto em 2013:

Por regiões, foi em Lisboa que se realizou o maior número de sessões (44% do total), concentrando 47,5% de espectadores, e 49,6% das receitas de bilheteira.

Do total de filmes exibidos, 25,4% eram filmes norte-americanos, concentrando 61,6% das sessões, 63,2% de espectadores e 63,5% do total das receitas de bilheteira.

As co-produções corresponderam a 31,8% dos filmes exibidos, 21,5% das sessões e a 19% de espectadores e das receitas.

Alexandre Miranda CE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s