É esta a maior câmara do mundo

Os EUA estão a construir a maior câmara fotográfica do mundo, com 32 mil megapixeis e que vai pesar três toneladas. O objetivo é tirar as melhores fotografias do céu.

O projeto já recolheu os fundos necessários e vai mesmo avançar. O National Laboratory Accelerator vai construir a LSST, de Large Synoptic Survey Telescope, e quer tê-la preparada em 2022. A idéia é colocá-la no observatório de Cerro Pachon, no Chile, e obter a imagem mais larga, mais profunda e mais rápida sobre o céu noturno alguma vez captada.

Esta será a primeira vez que um telescópio vai captar mais objetos do que há humanos na Terra. O telescópio vai conseguir fotografar biliões de objetos e criar filmes sobre o céu noturno com imagens cristalinas.

Espera-se que sejam gerados cerca de seis milhões de gigabytes de dados por ano, ao longo de dez anos. As imagens vão poder ser consultadas depois num arquivo público. Os investigadores pretendem obter imagens sobre a formação de galáxias, detetar asteroides perigosos ou em rota de colisão e observar explosões de estrelas.

João Leite, 880321

ISMT

Design de Comunicação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s